Censura Na Internet * Antonio Cabral Filho - Rj

Censura Na Internet
O Blogger está excluindo blogs sem parar. Não dá para compreender isso, uma vez que estamos vivendo um momento de ampliação da conquista de direitos na sociedade humana como um todo. Por incrível que pareça, ele alega uma "Política de Serviços" com instrumentos de repressão secretos, pois não integram o contrato que assinamos no ato da construção do blog. Seria interessante que o Blogger expusesse o seu regulamento de modo mais transparente, a ponto de permitir a todos verificar quais parâmetros seguir.
Conforme ressalta o sociólogo Rogério Fernandes Lemes, em artigo no Jornal Progresso, de Dourados - Ms, intitulado A Liberdade de Expressão na Sociedade da Informação, "http://www.progresso.com.br/opiniao/a-liberdade-de-expressao-na-sociedade-da-informacao , o marco civil votado recentemente no Brasil, é um balizador das relações entre fornecedores de serviços de internet e usuários, e faz-se necessário, portanto, encontrar os elos de conexão entre os fatores da liberdade de expressão e os regulamentos dos respectivos fornecedores.
Dos tantos factos que tenho conhecimento sobre remoção de blogs, eu particularmente, tenho sido vítima nos últimos três anos, quando tive pelo menos uns dez blogs removidos repentinamente, e devolvidos alguns dias após, sem nenhuma explicação plausível. O mesmo ocorreu com o escritor baiano, jornalista e professor Elenilson Nascimento, que teve seus blogs "Poemas de Mil Compassos, Comendo Livros e Literatura Clandestina" simplesmente exterminados, perdendo-se centenas de artigos, resenhas, contos, crônicas, poemas, entrevistas e vasto material iconográfico.
Longe de almejar, simplesmente, fazer crítica. Meu objetivo vai no sentido do artigo do sociólogo Rogério Fernandes, que corrobora no rumo de construção de uma pedagogia da liberdade de expressão, concluindo por construir um modus operandi tanto pelos usuários como pelos fornecedores de atuarem sem conflitos.

*

Comentários